Motorista de caminhão, quais meus direitos?

Motorista de caminhão, quais meus direitos?

O motorista de caminhão, ou caminhoneiro, é o principal agente de transporte de cargas no Brasil e, consequentemente, o principal responsável pelo abastecimento do país com os mais variados produtos.

Cargas leves, pesadas, alimentos, cargas vivas e peças de grande porte são alguns dos itens transportados diariamente pelas rodovias brasileiras. Entretanto, quais são os direitos dos motoristas de caminhão?

Conheça a lei dos motoristas de caminhão

Também conhecida como “Lei do caminhoneiro”, a Lei 13.103/2015 foi um dos principais avanços da legislação na regulamentação da profissão dos motoristas de caminhão no Brasil.

Tendo como principal objetivo a garantia de segurança, saúde e qualidade de vida para os caminhoneiros, a lei esclarece os direitos e deveres do motorista, da empresa de transporte e, também, do Governo Federal.

A respectiva lei possui 22 artigos, e trata diversas obrigações e deveres da profissão, abordaremos aqui apenas alguns itens.

Alguns dos problemas enfrentados pelos caminhoneiros

Ser motorista de caminhão não é fácil. Longas jornadas diárias de trabalho, alta rodagem com o veículo, necessidade de manutenção constante e longos tempos de espera para descarregar são algumas das dificuldades enfrentadas.

Pensando nisso, a lei dos caminhoneiros regulamenta grande parte das dores citadas acima e propõe uma jornada mais sadia para aquele que carrega uma diversidade enorme de produtos em viagens nacionais e internacionais.

Direitos e deveres descritos na lei do caminhoneiro

Abordaremos a seguir, ponto a ponto, os principais alguns artigos da lei dos motoristas de caminhão:

  • A jornada diária de trabalho do motorista de caminhão será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias, devendo a jornada ser controlada e registrada de maneira realista mediante anotação em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, ou sistema e meios eletrônicos instalados nos veículos.

 

  • O Motorista de caminhão deverá ter intervalo mínimo de 1 hora para refeição.

 

  • É assegurado ao motorista de caminhão ter benefício de seguro de contratação obrigatória assegurado e custeado pelo empregador, destinado à cobertura de morte natural, morte por acidente, invalidez total ou parcial decorrente de acidente, no valor mínimo correspondente a 10 (dez) vezes o piso salarial de sua categoria ou valor superior fixado em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

 

  • Em caso de acidente com o caminhão, não deve o caminhoneiro responder perante o empregador pelo prejuízo patrimonial decorrente da ação de terceiro, ressalvado o dolo ou a desídia do motorista.

 

  • São considerados tempo de espera as horas em que o motorista de caminhão empregado ficar aguardando carga ou descarga do veículo nas dependências do embarcador ou do destinatário e o período gasto com a fiscalização da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegárias. As horas relativas ao tempo de espera serão indenizadas na proporção de 30% (trinta por cento) do salário-hora normal. Quando a espera for superior a 2 horas ininterruptase for exigida a permanência do motorista junto ao veículo, caso o local ofereça condições adequadas, o tempo será considerado como de repouso

 

  • O motorista de caminhão poderá conduzir continuamente por no máximo 5h30min, sendo obrigatório um descanso de, no mínimo, 30 minutos após esse período;

 

  • É garantido ao motorista de caminhão um descanso Mínimo de 11 horas a cada dia de trabalho (8 horas seguidas e 3 horas podendo ser distribuídas durante o dia);

Conclusão

O cumprimento das normas da lei dos motoristas de caminhão é um dever de todos os envolvidos nos termos, com o risco de sanções de multas e indenizações em casos de desobediência da legislação.

É importante salientar que os termos foram definidos para garantir a segurança, a saúde e a qualidade de vida do motorista de caminhão e todos devem presar por estes fatores.

Para maiores informações entre em contato conosco, ou procure um advogado especializado trabalhista, que possua experiência em causas que envolvam caminhoneiros.

TIRE SUAS DÚVIDAS
Receba uma análise personalizada do seu caso, sem compromisso.
CLIQUE AQUI
Contatos / Localização
Contatos / Localização
Nome Completo *
E-mail *
DDD + Telefone *
Whats App
Melhor forma de contato *
Mensagem *
ENVIAR
Balneário Camboriú-SC
Rua 600 400
(Ao Lado da Unimed – Esquina com a 3ª Av.)
Balneário Camboriú - SC
Centro - CEP: 88330-632
VER NO MAPA
+55 (47) 3248.5512
Horários de Funcionamento:
Segunda a sexta
08h30 às 12h00
13h30 às 18h00
Itapema-SC
Rua 440, número 307, sala 04
Itapema / SC
Morretes :: CEP: 88220-000
VER NO MAPA
+55 (47) 3398.2773
Horários de Funcionamento:
Segunda a sexta
08h30 às 12h00
13h30 às 18h00